domingo, 7 de febrero de 2010

Três IX-X-XI


IX

Combinaram às vinte e uma horas na casa dele sita na Praça Luís Camôes. Pela janela do forno e depois de acender a luz, que difundia a mema pelo interior, olhava com atenção ao peixe-espada, que já tinha uma cor dourada. Desligou a luz do forno e apanhou a frigideira para fritar as bananas.


Soou a campainha.


- Sim? Olá quem é?


- Olá ! Sou Maruxa da peixaria.

- Óptimo

Carregou no interruptor e ouviu a porta abrir-se, enquanto ia abrir a que dava acceso ao piso. Ficando à espera da sua chegada. Depois dos cumprimentos e beijos nas faces, ela olho para ele com sonriso.


-- E a você como é que lhe chamam?--


-- Desculpe, sou o Brais. Gosta do vinho "godelho"?--


--Não conheço mas está bem--

Deixou o sobretudo muma cadeira e a bolsa e um livro acima da mesa.


- O que estás a ler? - preguntou ele enquanto retirava as bananas da frigideira

- "Rayuela" de Julio Cortázar, um escritor argentino

- Sim, já conheço. Gosto moito do capítulo seis. Podes ler em alto.

- Sim, mas traduzo ao tempo


"Tocou a tua boca, com dedo tocou a borda da tua boca, vou desenhando-a como se saísse da minha mão, como se por vez primeira a tua boca se entreabrisse, e bastame fechar os olhos para desfazê-lo todo e recomençar, faço nascer cada vez a boca que desejo, a boca que a minha mão escolhe e desenha te na face, uma boca escolhida entre todas, com a soberana liberdade eleita por mim para desenhá-la com a minha mão na tua face, e que por um azar que nâo procuro comprnder coincide exatamente com a tua boca que sorri por baixo da que a minha mão desenha.

Olhas-me, de perto olhas-me, cada vez mais perto e então jogamos o cíclope, olhamônos cada vez mais perto e os olhos agrandam-se, aproximam-se, superpôe-se e os cíclopes olham-se, respirando confundidos, as bocas atopam-se e lutan tibiamente, mordem-se os lábios, apoiando apenas a língua nos dentes, jogando nós seus recintos aonde um ar pesado vai e vem com perfume velho e um silêncio. Então minhas procuram afundar-se no teu cabelo, acarinhar vagarosamente a profundidade do teu cabelo enquanto nos beijamos como si tivéssamos a boca cheia de flores e peixes, de movimentos vivos, de fragância escura ..."

Ela necessitava um gole, enquanto apanhava a taça de vinho olhou para ele que ficava absorto olhando para ela.

- Uf! Uf! Não cheira a queimado?

X

Ela desceu do carro pela porta traseira, que dava ao tapete vermelho, que vai dar à conduz até à entrada do Albert Hall de Os Angeles.

Posta em pé começou o passeio de braço dado com Manoel de Oliveira e cegada com os flashes de as máquinas fotográficas. A poucos metros vinham Maria de medeiros e Alberte Gómez, a nova promessa do cinema português, e que com ela faziam os papéis principais do último filme de Manoel de Oliveira "O percurso da loira", que foi escolhida candidata ao oscar ao melhor filme de fala nâo inglesa.

No hall viu-a Brad Pitt e aproximou-se dela para acumprimentar, e quando ía receber um beijo; acordou.

Na televisão davam um programa rosa, ela á transpirar suorosa ergueu-se do sofá e olhou para o relógio, às quatro da tarde, tinha que ir depressa se não chegaría tarde ao encontro com o Pau, mais real que o Brad do seu sonho.

XI

Ela estava tomando um garoto e molhava a fatia de manteiga antes de mordiscar com os dentes, enquanto leu no jornal "Diário de Tarrafal" a nova.

--Apedradas e soterradas ao vivo no paraíso--

" Duas moças italianas morrem assassinadas em Cabo Verde pelo enamorado de uma delas, que feriu a outra amiga"

Ficou olhando ao infinito, pela janela; ela conhecera a Giorgina Busato. Aquela moça fizera uma visita há três anos Châ das Caldeiras com um grupo de turistas italianos.

Lembrou o seu sorriso contínuo, o cabelo comprido e preto, a noite que estiveram até às duas da manhã olhando às estrelas e bebendo vinho branco. O dificil que era para a europeia reconhecer as costelaçãos tam perto do hemisfério sul.

Com um lenço secou as lágrimas que começavam a descer pela sua face.

No hay comentarios: